Destinos inspiradores
Grenoble - França

11.08.2016

Ao sudeste da França, na região de Rhône-Alpes está localizada Grenoble, uma dos maiores centros universitários do país e local onde eu, Larissa,  escolhi fazer meu intercâmbio.  A visita obrigatória em Grenoble é a Bastille, marco histórico que proporciona uma vista incrível das cidade e das cordilheiras que a cercam.  É possível fazer a visita a pé ou com o teleférico.

Descendo a colina da Bastille, está localizada a Vieille Ville, parte antiga da cidade. Para ir em direção ao centro aconselho cortar caminho pelo Jardin de Ville. Um parque bem tranquilo e bonitinho que está ligado a Place Grenette. Aos arredores dessa praça, tem várias lojas e locais para comer. Meu restaurante favorito é o L'Ardoise, onde se tem a opção menu (entrada/prato principal/sobremesa) com um custo benefício super bom! Aconselho experimentar: escargot de entrada, carnard au miel et épices com pomme gratin dauphinois (carne de pato agridoce e batata com creme e queijo, tenho sonhos até hoje com esse prato haha) e finalizar com o famoso créme brûlée. Outro prato super típico da região é a Tartiflette, sempre acompanhado de uma boa taça de vinho!

Se a ideia for fazer um lanche, um local que eu adoro é o Jardin du Thé, uma casa de chá bem pequena mas com um cardápio enorme (se ficar em dúvida, peça Nöel à Berlin, chá preto com especiarias). Na verdade, basicamente em qualquer boulangerie você vai encontrar um pain au chocolat, croissant ou um crepe delicioso, fica difícil não acertar!

Você pode conhecer o resto da cidade caminhando, alugando uma metrovélo (bicicleta) ou pegando o Tram, um metro de superfície, só não esqueça de comprar o ticket na máquina automática da estação e validá-lo antes de entrar no tram. Alguns lugares legais de passear: Place Victor Hugo, Parc Paul Mistral, Verdun Prefecture, Musée de Grenoble, Les Halles Saint-Claire e Place Notre-Dame.

Em Saint-Claire e Notre-Dame estão os pubs mais animados. A vida em Grenoble é super intensa durante o período letivo e é impossível ter um dia sem algum lugar para sair. Geralmente nossas noites mais animadas começavam no London Pub e terminavam no Barberousse. Durante o ano, a prefeitura da cidade também proporciona vários eventos como: Cabaré Frappe (festival de verão), Dia da Bastille (9 de julho), Fête de la Musique (21 de junho) e o Marché de Nöel (Mercado de natal) durante o mês de dezembro.

Apesar da cidade ser super charmosa, é ao redor dela que estão as atrações mais procuradas, os alpes! Durante o inverno as estações de esqui estão repletas de estudantes e turistas, as que eu mais frequentava eram a Les Deux Alpes e a Les Sept Laux. Minha preferida era a Les Deux Alpes, a mais ou menos 1h de Grenoble, é uma estação bem grande, com bastante pistas de diferentes níveis  e uma infraestrutura ótima. A Les Sept Laux é menor, mais próxima e mais arborizada . É uma opção boa também, vai da preferência e do tempo disponível..Nos dois casos, é possível dormir em Grenoble e pegar um ônibus até as estações pela manhã.

No verão, apesar de a neve derreter, as aventuras continuam. A programação mais comum dos estudantes da região é fazer trilhas e escaladas pelas montanhas. A maioria das que eu fiz ficavam a cerca de uma hora de carro/ônibus mais: 40 minutos de caminhada (Lac Achard - Lagoideal para fazer piquenique e se aguentar o frio, nadar com vista dos alpes com neve); 1h30 de caminhada (Chamechaud: Topo rochoso da montanha com incrível vista da cidade); 3h de caminhada (Lac Blanc - quase morri de cansaço mas cheguei no paraíso, a cor azul da água parecia de mentira).

Se a intenção é um curtir a natureza mas não ficar longe da cidade, tem se a opção de curtir as cachoeiras em Cuves de Sassenage (alguns minutos de caminhada depois do final da linha A do tram) ou ainda alugar equipamentos de escalada para subir a Via Ferrada La Bastille (esqueci de mencionar a forma não convencional de chegar a Bastille haha).

Visitar Grenoble é estar em um óasis entre as montanhas!

 

 

Não deixe de conhecer

    Bastille

  • Quai Stéphane Jay, 38000 Grenoble - Grenoble, França

    Ver no mapa

    Restaurante L'ardoise

  • 2 Rue de Miribel, 38000 Grenoble - Grenoble, França

    Ver no mapa
  • +33 4 76 27 75 90

  • Terça a sábado das 11h30 às 14h30 / 18h30 às 23h

    Palais des Thés

  • 18 Rue Saint-Jacques, 38000 Grenoble - Grenoble, França

    Ver no mapa
  • +33 4 76 25 77 15

  • Segunda a sábado das 10h às 19h

    The London Pub

  • 11 Rue Brocherie, 38000 Grenoble - Grenoble, França

    Ver no mapa
  • +33 4 76 44 41 90

  • Segunda a sábado das 18h à 01h

Larissa Hasse

Líder de projetos

Dicas de uma brasileira que morou em Grenoble!

Veja Também

Destinos inspiradores
Restaurante Amalfi - Florianópolis

Saiba mais

Destinos inspiradores
Armazém Português - Curitiba

Saiba mais

Fique por dentro de tudo

Assine nossa newsletter e receba nossas principais novidades.

HotJar