O Palácio de Topkapi localiza-se na cidade de Istambul, na Turquia. Topkapi significa "porta do canhão". Foi construído por Mehmet II, o conquistador, logo após a conquista de Constantinopla, em 1453, e foi a residência dos sultões por três séculos.
Atualmente o Palácio é dividido em várias salas de exposição com objetos de ouro (tronos, xícaras, talheres, berços, jóias diversas cravejadas em pedras preciosas), prata, cerâmica, miniaturas, roupas e relíquias sagradas para os muçulmanos, como os pêlos da barba e a marca do pé do profeta Maomé.
Além de belas salas, como a Biblioteca de Ahmet III, o Pavilhão Iftariye e o Pavilhão Bagdá (em comemoração à conquista da atual capital iraquiana por Murat IV, em 1639), Topkapi guarda algumas surpresas. É incrível a exposição do Tesouro, onde há muitas joias valiosissímas, como a armadura de diamantes de Mustafá III, a deslumbrante adaga de Topkapi, cravejadas de pedras preciosas, e um diamante de 86 quilates (!!!).
Outro ponto bastante interessante no grande complexo é o Harém, a área onde residiam as mulheres, concubinas e filhos do sultão. A vida com dezenas de mulheres vindas de todo o império, era repleta de intrigas e lutas pelo poder — todas queriam se tornar a favorita do soberano e garantir que um de seus filhos se tornasse o futuro mandatário. Sempre tive curiosidade de como funcionava um Harém… Aliás a palavra Harém vem do árabe Harãm, que significa um grupo de mulheres que habitam e compartilham uma casa, vivendo sobre as regras de um casamento poligâmico.
Não deixe de passar pelos Pavilhões Gêmeos, o Salão Imperial e a Sala de Jantar de Ahmet III.